Japão e Coreia do Sul reiniciarão negociações comerciais

Em dezembro, o objetivo é aliviar o severo controle japonês sobre exportações

Embaixada da República da Coreia - Divulgação ERC

As tensões comerciais entre Japão e Coreia do Sul devem diminuir a partir do mês de dezembro. A expectativa foi gerada a partir da decisão dos dois países em reiniciar um diálogo de alto nível sobre políticas comerciais. Este movimento ocorre após o Japão ter decidido impor controle mais severos sobre exportações aos sul-coreanos desde o mês de julho.

Autoridades do setor comercial dos dois países se encontraram em Seul na quinta-feira (28/11). Um dos membros da parte sul-coreana disse que ambos os países estão capacitados a reconstruir a confiança na reunião a nível de trabalho. Eles decidiram realizar conversações em nível de chefes de escritório, em Tóquio, em algum momento entre os dias 16 e 20 de dezembro. Estas serão as primeiras conversações neste nível em mais de três anos.

Contudo, existem diferenças entre os pontos de vista dos dois países em relação à reunião. O Japão vê o evento como uma oportunidade para confirmar os progressos feitos pela Coreia do Sul no seu sistema de controles comerciais. Seul vai pedir ao Japão para abolir seus controles de exportação através do diálogo.

O ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Hiroshi Kajiyama, expressou otimismo em relação às conversações. Ele disse que “é importante que os dois lados confirmem mutuamente seus pontos de vista atuais através de discussões e movimentos significativos nas conversações”.