Internacionalização: oito vantagens para sua empresa

A correta execução nesta estratégia pode trazer benefícios à sua organização

Foto de Porapak Apichodilok / Pexels

Você já pensou em ampliar a abrangência dos seus negócios e ultrapassar fronteiras? Se executada corretamente, a internacionalização pode trazer benefícios à sua organização. Aqui estão oito das vantagens mais comuns envolvidas na expansão de seus negócios em escala internacional:

1 – Novas receitas

A internacionalização pode ser uma alternativa em situações de mercado interno saturado. O sucesso do produto no exterior pode ampliar a base de clientes e elevar a receita a novos patamares.

2 – Entregar soluções a mais pessoas

Se a sua empresa vende soluções e produtos que ajudam seus clientes a melhorar suas vidas de alguma forma, isso poderá chegar a mais pessoas. Quando você considera internacionalizar os negócios, poderá oferecer a um público ainda maior as respostas para as perguntas ou os desafios que sua empresa ajuda a resolver.

3 – Competitividade

A competição em diferentes mercados poderá exigir melhorias em seu produto para manter a competitividade. Desde qualidade, design, desenvolvimento e incorporação de novas tecnologias que possam melhorar e diversificar. Este crescimento poderá se refletir inclusive no mercado interno com a adoção das tendências internacionais.

4 – Acesso aos talentos

Outro excelente benefício da internacionalização dos negócios é a valorização das habilidades e potenciais que existem em sua equipe de trabalho. A experiência obtida nas interações e negociações com os diferentes mercados também poderá se refletir em uma vantagem competitiva para a sua empresa. Se ainda com este movimento for necessária a contratação de colaboradores de outras nacionalidades, haverá outra oportunidade de oxigenação de práticas e conhecimentos.

5 – Aprendizado cultural

A pesquisa por novos mercados trará informações que tornarão a sua organização mais completa. Para atuar em diferentes mercados será necessário conhecer as necessidades locais e também os hábitos culturais. A compreensão destes fatores ajudará nas relações com os clientes e na adaptação dos produtos e serviços. A contratação de um consultor cultural não deve ser descartada e poderá ser de grande valia na orientação para a criação de ações de marketing, por exemplo.

6 – Contato com investidores

A expansão dos negócios para um nível internacional exigirá um aprendizado sobre o mercado financeiro e, ao mesmo tempo dará acesso à oportunidades de investimento estrangeiro. Você poderá entender como isso pode ser benéfico para a sua empresa e até mesmo descobrir parceiros que ajudarão nesta nova etapa.

7 – Reputação empresarial

A consolidação das negociações com clientes estrangeiros trará o prestígio de poder chamar a sua empresa de internacional. A conquista dos primeiros parceiros será mais difícil, mas a consolidação em diferentes mercados poder torná-la mais fácil no futuro. A presença internacional da elevará a reputação empresarial da sua marca e passará a atrair a atenção.

8 – Diversificação de mercados

Todos os mercados estão sujeitos a variações econômicas e que podem influenciar diretamente em seus negócios. A internacionalização proporcionará uma diversificação e a possibilidade de reduzir impactos em diferentes momentos de crise. A queda de vendas num mercado poderá ser compensada com o desempenho melhor em outro. A inteligência competitiva pode contribuir para prever estas ‘ondas negativas’, evitar surpresas e auxiliar no planejamento.

Internacionalizar os negócios da empresa tem as suas vantagens que poderão se refletir por muito tempo, mas certamente é uma decisão cercada por desafios. Por isso, buscar consultoria especializada também é fundamental para criar uma estratégia eficaz e que possa reduzir os riscos que são inerentes em qualquer movimento mercadológico.

Leia também…
A América Latina e sua relação com a inovação para a internacionalização