Guerra comercial EUA-China desacelera atividade global

A atividade manufatureira da China teve redução pelo quinto mês consecutivo em setembro, enquanto a Alemanha e os Estados Unidos caíram para os níveis mais baixos desde junho de 2009

Imagem de wasi1370 por Pixabay

Como os dados de fabricação da China, Estados Unidos e Europa tiveram um enfraquecimento recorde para o mês de setembro, economistas argumentam que esta tendência de queda poderá continuar até pelo menos o primeiro trimestre de 2020.

As atividades manufatureiras na China, EUA e Alemanha vêm se contraindo continuamente nos últimos meses, em meio à incerteza causada pela prolongada guerra comercial entre Pequim e Washington. Os dados de setembro, divulgados nesta semana, enfatizam ainda mais os problemas enfrentados pela economia global.

A atividade manufatureira da China registrou queda pelo quinto mês consecutivo, enquanto os dados da Alemanha e dos EUA caíram para os níveis mais baixos em uma década.

“Acho que está bem claro que a economia global continuará sofrendo no último trimestre do ano e possivelmente no primeiro trimestre do próximo ano”, disse Neil Shearing, economista-chefe da Capital Economics.

Queda nos EUA

O Índice dos Gerentes de Compras (PMI) do Institute for Supply Management (ISM) nos EUA caiu para 47,8 em setembro, o menor desde junho de 2009, marcando o segundo mês consecutivo de contração.

O PMI é um indicador de sentimento entre os gerentes da cadeia de suprimentos. Um número abaixo de 50 indica um sinal de contração. Na pesquisa, os fabricantes devem fornecer uma visão das atividades comerciais, como pedidos de exportação, compras, produção e logística.

“O comércio global continua sendo a questão mais significativa, como demonstrado pela redução de novos pedidos de exportação que começaram em julho de 2019. No geral, o sentimento deste mês permanece cauteloso em relação ao crescimento no curto prazo”, disse Timothy Fiore, presidente do ISM.

Uma pesquisa semelhante realizada pela IHS / Markit mostrou que o PMI de manufatura americano se recuperou de 50,3 em agosto para 51,1, mostrando uma expansão marginalmente otimista do setor em setembro.

“Embora [as leituras ISM / IHS Markit] estejam enviando sinais opostos sobre a atividade, a desaceleração em cada uma delas continua a confirmar nossa visão de que a incerteza relacionada ao comércio foi um grande obstáculo para o setor”, disse uma nota dos economistas do Bank of America Stephen Juneau e Michelle Myer.

Na China, o PMI de setembro melhorou para 49,8, de 49,5 em agosto, de acordo com dados oficiais do National Bureau of Statistics, embora permanecesse em território negativo.

De acordo com Shearing, o ligeiro aumento no PMI de setembro na China foi “um desvio”, enquanto o resto do mundo caiu, com as leituras fracas mais preocupantes no setor de construção da China.

Queda na Alemanha

A Europa também está sentindo os efeitos da guerra comercial EUA-China, com o setor manufatureiro da Alemanha registrando seu pior desempenho desde a crise financeira global.

O PMI da Alemanha ficou em 41,7 em setembro, abaixo dos 43,5 em agosto, de acordo com dados divulgados pela IHS Markit / BME, com os gerentes de fábrica mostrando particularmente uma maior disposição para reduzir o número de trabalhadores.

“Pode-se antecipar uma desaceleração global contínua, à medida que as dificuldades do Brexit e as tensões comerciais aumentam na Europa, mas nada disso é um choque”, disse Max Zenglein, chefe de pesquisa econômica do Mercator Institute for China Studies, em Berlim. “Desta vez, há uma exceção em comparação a 2008 e 2009, que essa desaceleração global será acompanhada de uma desaceleração mais acentuada na China”.

“Espero que estejamos apenas no início de uma crise global, a manufatura ainda não atingiu o fundo do poço”.

OMC diminui previsão de crescimento comercial em 2019 e 2020

Além de diminuir a atividade manufatureira global, a Organização Mundial do Comércio (OMC) esta semana também reduziu sua previsão de crescimento do comércio global para o final do ano para 1,2%, mais da metade de sua projeção de 2,6% no início de abril.

“As perspectivas sombrias para o comércio são desencorajadoras, mas não inesperadas”, disse o diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo.

“Além de seus efeitos diretos, os conflitos comerciais aumentam a incerteza, o que está levando algumas empresas a adiar os investimentos para aumentar a produtividade, essenciais para elevar os padrões de vida”.