Feira de Cantão: 128ª edição do evento chinês já está no ar

Maior feira de negócios da China segue até dia 24 no formato on-line

Canton Fair, também conhecida como Feira de Cantão, é o maior evento multissetorial da China | Foto: Divulgação Canton Fair

A 128ª Feira de Importação e Exportação de Cantão, conhecida como Canton Fair (Feira de Cantão), teve início nesta semana e segue até o próximo dia 24. Considerado o maior evento de negócios da China, ele acontece desde 1957 e possui sede no Complexo de Importação e Exportação da China, no distrito de Haizhu, em Guangzhou. No entanto, por conta da pandemia de Coronavírus, a feira está sendo realizada de forma on-line.

Esta é a segunda vez que a Canton Fair acontece de modo virtual. Em junho, a 127ª edição já ocorreu no formato on-line em decorrência dos impactos da Covid-19 e atraiu compradores de cerca de 220 países. Tendo em vista a sua grandiosidade e reconhecimento em todo o mundo, ela é realizada duas vezes por ano: uma na primavera e outra no outono.

A fim de aprimorar a experiência dos participantes, a organização buscou tecnologias avançadas de informação e suporte, como internet, big data, computação em nuvem e inteligência artificial. No modo virtual, o evento conta com plataformas para conectar participantes de diferentes países, inclusive com troca de mensagens instantâneas. As empresas nacionais e estrangeiras expõem seus produtos de forma on-line com o auxílio da tecnologia, fazendo upload de várias mercadorias em formato de texto, imagem, vídeo e até 3D.

Além disso, exportadores e importadores podem fechar negócios via plataforma de comércio exterior habilitada para a Internet. Também é possível realizar negociações em espaços específicos e acompanhar eventos simultâneos em plataformas externas, como transmissões ao vivo, shows e outras atividades. Inclusive, alguns expositores organizam suas apresentações de acordo com o fuso-horário de seus principais compradores, como Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, África, entre outros.

Medidas para restabelecer o setor

O sistema on-line foi um meio encontrado pelo China Foreign Trade Centre (CFTC), organizador da Canton Fair, para manter a tradicional feira chinesa em meio à pandemia. Os esforços são necessários para superar os desafios impostos pelo novo Coronavírus ao comércio exterior da China.

Segundo o Ministério do Comércio do país, de janeiro a agosto deste ano, o valor total de importação e exportação da China foi de 20,05 trilhões de yuans, o que representa uma queda ano a ano de 0,6%. A exportação aumentou 0,8% e a importação caiu 2,3% no mesmo período. Ainda conforme o Ministério, o comércio exterior chinês apresentou um desempenho melhor do que a média das principais economias do mundo durante o período. Porém, ainda abaixo do esperado, o que tem exigido novas estratégias para garantir a estabilidade e a retomada do setor.

O que a Canton Fair oferece

Sendo o maior evento multissetorial do país asiático, a Feira de Cantão conta com a maior seleção de produtos, o que atrai milhares de pessoas interessadas em fechar negócios com os chineses. Porém, muito mais do que uma feira de negócios, essa grandiosidade do evento também possibilita o intercâmbio e o networking com empresários de todo o mundo – tanto na versão presencial, quanto, atualmente, no formato virtual.

Em relação a exposição das mercadorias, ela foi organizada como nas edições off-line: os expositores estão nos pavilhões da feira e a divulgação dos produtos ocorre de forma simultânea e em tempo integral, porém, de modo on-line. As mercadorias são divididas em 16 categorias compreendidas por 50 seções de exposição.

Podem ser encontrados eletrônicos e eletrodomésticos; equipamentos de iluminação; veículos e peças mecânicas; maquinário em geral; ferramentas; materiais de construção; produtos químicos; recursos energéticos; bens de consumo; presentes; decorações para casa; têxteis e vestuário; sapatos; materiais de escritório, estojos, bolsas e produtos recreativos; medicamentos, dispositivos médicos e produtos de saúde; e comidas.

Como participar

Para ter acesso a todas as ferramentas como comprador é necessário realizar um breve cadastro no site. Após efetuar o cadastro e ser autorizado, o participante poderá fazer login e conferir as últimas informações e anúncios sobre a edição.

No caso de interesse em algum item exibido é possível entrar em contato direto com o expositor através da janela de bate-papo disponível na plataforma. Também existe a possibilidade de agendar um horário com o fornecedor para uma conversa em vídeo. Visitantes em geral também podem acompanhar as principais informações na página do evento.

Para saber mais sobre feiras de negócios, clique aqui.

Clique aqui e receba as notícias do OMDN no WhatsApp.