Exportação contribui para estabilidade da indústria cerâmica

O setor vem registrando alta nas vendas com um crescimento de 9,4% em 2018 e 5,6% no acumulado de 2019

Foto Arquivo Pessoal de Agnaldo Frasson

A indústria cerâmica brasileira tem importante papel nas exportações brasileiras. O setor vem registrando alta nas vendas com um crescimento de 9,4% em 2018 e 5,6% no acumulado de 2019. Este desempenho contribui para a estabilidade do faturamento das empresas que conseguem compensar as dificuldades atuais do mercado interno. Para as organizações que apostam no comércio exterior a figura do gerente de exportação é estratégica para garantir resultados e bons negócios.

Assegurar o cumprimento das políticas da empresa nos processos de exportação está entre as atribuições do gerente de exportação da Itagres, Agnaldo Frasson. “Atuamos desde as estratégias comerciais até rotinas de trabalho operacional dos processos. Também precisamos estar sempre atentos às mudanças de cenários, tanto interno quanto externo, para propor adequações nas rotinas e estratégias”, descreve.

Atualmente o mercado externo representa 35% do total do faturamento da Itagres, o que impacta em estabilidade de faturamento e garante uma maior rentabilidade para a empresa. “Cada vez mais as empresas estão buscando locais onde os custos de produção são menores, levando seus parques fabris para estes locais. Então o profissional de exportação deve estar cada dia mais atento a estes movimentos para identificar as oportunidades e novos mercados”, afirma.

Formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) a trajetória profissional de Frasson teve início em 2000, como assistente de exportação. Depois assumiu o cargo de trader em 2004, ganhando experiência na área comercial até chegar no cargo de gerente de exportação em 2016. “O gerente de exportação precisar ter conhecimento de mercado, produto e clientes, além de estratégias de negociação. É indispensável também o conhecimento de outras línguas, principalmente Inglês e Espanhol”, lembra Frasson que fez uma pós-graduação na Univali. “O profissional moderno, principalmente profissionais da área comercial, deve direcionar esforços para aumentar conhecimentos de modo geral”, conclui.