Equador abre o mercado de bovinos vivos para o Brasil

Certificado Zoosanitário Internacional foi aceito e produtores brasileiros poderão exportar para os equatorianos

Foto Agência Brasil

O Ministério da Agricultura anunciou que recebeu comunicado das autoridades do Equador informando da aceitação do Certificado Zoosanitário Internacional proposto pelo Brasil para a exportação de bovinos vivos. As negociações para a abertura do mercado equatoriano começaram em 2014.

No ano de 2018, o Brasil exportou US$ 535 milhões em bois vivos, para todos os continentes. Outros US$ 6,5 bilhões de dólares foram exportados em carne bovina.

Segundo nota conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a exportação de animais vivos é uma alternativa para os produtores rurais de todo o país.

O avanço do Brasil no mercado de bovinos vivos é um testemunho do alto padrão genético e da qualidade dos animais brasileiros e um reconhecimento da confiança internacional na defesa agropecuária brasileira”, diz a nota.

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, já realizou este ano viagens para a China e Japão e uma das pautas dos encontros internacionais era a ampliação da exportação brasileira de bovinos vivos. Ela agora está em visita a quatro países do Oriente Médio para tentar abrir os mercados para outros produtos brasileiros. A comitiva retorna para o Brasil no dia 23.