Empresas se unem para desenvolver rebocadores autônomos

Parceria entre a Abu Dhabi Ports e Robert Allan quer criar a primeira embarcação do tipo não tripulada do mundo

A Abu Dhabi Ports anunciou uma parceira com o grupo de projeto internacional de embarcações comerciais e líder de rebocadores, Robert Allan Ltd., para desenvolver os primeiros rebocadores marítimos comerciais autônomos totalmente não tripulados do mundo.

Uma vez desenvolvidos, os rebocadores ficarão a cargo da SAFEEN, o braço de serviços marítimos da Abu Dhabi Ports.

O projeto permitirá que as embarcações operem em condições climáticas adversas. Além disso, a nova tecnologia ajudará a aumentar a eficiência e a segurança operacional.

A Abu Dhabi Ports trabalhará em estreita colaboração com uma das mais antigas empresas privadas de engenharia naval e de arquitetura naval do Canadá, a Robert Allan, na pesquisa e desenvolvimento de rebocadores marítimos controlados remotamente, que serão totalmente não tripulados e poderão operar dentro de um amplo espectro de autonomia.

“É uma prioridade para a Abu Dhabi Ports liderar o processo de digitalização das operações marítimas da região e estamos comprometidos em fornecer um modelo pioneiro para o setor. A adoção de soluções digitais e o acompanhamento das necessidades, em constante mudança, do comércio global provaram ser os principais impulsionadores do crescimento econômico e são essenciais para alcançar nosso objetivo de ser um porto inteligente”, disse o presidente da Abu Dhabi Ports, HE Falah Mohammad Al Ahbabi.

“O aspecto único deste projeto é a participação ativa de todas as partes interessadas em Abu Dhabi e nos Emirados Árabes Unidos, o que deve garantir que possamos progredir sem problemas, desde a construção dos navios até as operações comerciais”, completou o Presidente e diretor executivo da Robert Allan, Mike Fitzpatrick.