Empresa da Austrália realiza voo comercial mais longo da história

Avião da Qantas foi de Nova York a Sydney, sem escalas, em menos de 20 horas

Qantas Boeing 787 pousa no Aeroporto Internacional de Sydney em menos de 20 horas após ter deixado Nova Iorque. Foto James D Morgan/Qantas.

O primeiro voo comercial sem escalas de Nova York para Sydney durou 19 horas e 16 minutos. Um total de 49 passageiros e tripulantes estavam no voo, um Boeing 787, o mais longo da história da aviação comercial, que foi usado para realizar uma série de experimentos para avaliar a saúde e o bem-estar a bordo. Os dados dessas experiências serão utilizados para ajudar a moldar a lista de tripulantes e o atendimento ao cliente dos voos de longo curso da Qantas no futuro – incluindo o Project Sunrise.

Os testes variaram desde o monitoramento de ondas cerebrais piloto, níveis de melatonina e atenção, até aulas de exercícios para passageiros. De acordo com pesquisadores e cientistas médicos que fizeram parceria com a Qantas, a iluminação da cabine e as refeições a bordo também foram ajustadas de maneira a ajudar a reduzir o jetlag.

Este é realmente um primeiro passo significativo para a aviação. Felizmente, é uma prévia de um voo comercial regular que acelera a maneira como as pessoas viajam de um lado do globo para o outro”, disse o o CEO da Qantas Group, Alan Joyce, ao chegar em Sydney.

“Sabemos que os voos de longo curso representam alguns desafios extras, mas isso acontece sempre que a tecnologia nos permite voar mais longe. A pesquisa que estamos fazendo deve nos dar melhores estratégias para melhorar o conforto e o bem-estar ao longo do caminho”, explica.

“O que já está claro é quanto tempo você pode economizar. Nosso voo comercial regular de Nova York para Sydney decolou três horas antes do nosso voo direto, mas chegamos alguns minutos à frente, o que significa que economizamos uma quantidade significativa de tempo total de viagem por não ter que parar”, acrescentou Joyce.

Condições para o voo comercial

“O voo foi realmente tranquilo. Os ventos contrários aumentaram da noite para o dia, o que nos desacelerou no início, mas isso fazia parte do planejamento do cenário. Dado o tempo em que estávamos no ar, conseguimos otimizar a trajetória de vôo para tirar o melhor proveito das condições”, declarou o capitão da Qantas, Sean Golding, que liderou os quatro pilotos que operaram o serviço.

Mais dois voos de pesquisa estão planejados como parte das avaliações do Project Sunrise – Londres para Sydney em novembro e outra Nova York para Sydney em dezembro. Espera-se uma decisão final sobre o Projeto Sunrise até o final do ano.

Leia também…
Embraer lança maior avião comercial fabricado no Brasil