Demurrage: o que é e como evitar

A contratação do frete deve ponderar a questão para um bom planejamento de processo

Demurrage nada mais é que o pagamento pelo uso do contêiner além do tempo previsto na contratação.

O diretor comercial da Ethima Logistics, Rafael Schneider explica que “sempre que há uma negociação de um frete internacional utilizando um contêiner, além da definição de preço, é determinado também o tempo livre de uso do equipamento no destino”. É o que chamamos de free time, que pode variar conforme o relacionamento comercial. “Quando o tempo de uso do container extrapola o free time, há uma cobrança diária pelo uso no tempo excedente. Esta multa é chamada de Demurrage“, complementa o especialista.

Tomemos um caso hipotético de importação de um contêiner standard de 20’ da Europa. A negociação previu 14 dias de free time, mas no registro da DI, o processo parametrizou em canal vermelho. Desde a disponibilização do contêiner no porto até a liberação e a devolução do equipamento no local determinado pelo armador, foram 23 dias, ultrapassando 9 dias do acordo inicial.

Devido ao tempo extra de uso, será gerada uma cobrança de Demurrage. Se considerarmos a tabela abaixo, o custo extra seria de USD930, algo que pode interferir no êxito do processo.

Tipo de Equipamento   1° Período (1° ao 5° dia) 2° Período (6° ao 10° dia) 3° Período (11° dia em diante)
20′ DV/DRY/GP/ST USD 90,00/dia USD 120,00/dia USD 130,00/dia
40′ DV/DRY/GP/ST/HC USD 120,00/dia USD 160,00/dia USD 190,00/dia
20′ RF/NOR USD 265,00/dia USD 295,00/dia USD 295,00/dia
40′ RF/NOR USD 290,00/dia USD 390,00/dia USD 460,00/dia
20′ OT/FR/PL USD 125,00/dia USD 155,00/dia USD 185,00/dia
40′ OT/FR/PL USD 225,00/dia USD 265,00/dia USD 295,00/dia
20′ DRY (CARGA IMO) USD 115,00/dia USD 265,00/dia USD 215,00/dia
40′ DRY (CARGA IMO) USD 215,00/dia USD 305,00/dia USD 415,00/dia

Embora sejam sempre valores expressivos e um custo fora do planejamento, a multa pode variar conforme armador, podendo até ser negociada. O problema é que normalmente o termo vem à tona apenas depois que o excedente aconteceu ou está prestes a acontecer e aí as possibilidades se reduzem.

Inclua o assunto no planejamento

Schneider salienta que “para evitar surpresas como essas, é importante ter ciência do free time e dos valores de Demurrage antes do embarque. Se houver algum risco de extrapolar este tempo, considere a desova antes do registro da importação e a devolução do contêiner em tempo. Isso vai atestar um melhor planejamento e consequentemente o resultado do projeto”.