Containers: guerra comercial pode diminuir demanda em 0,5%

Projeção é a da AP Moller-Maersk, uma das maiores empresas do setor de transporte marítimo do mundo

Foto Divulgação/Maersk

Relatório da AP Moller-Maersk alerta que a atual guerra comercial EUA-China está impactando o crescimento do setor, e que poderia “isoladamente remover até 0,5% da demanda global por containers” em 2019 e 2020.

Embora o comércio global de contêineres tenha crescido cerca de 2% no segundo trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma desaceleração generalizada em todas as principais economias, com efeitos negativos das crescentes restrições comerciais que também pesaram no crescimento do comércio.

Em abril, os Estados Unidos aumentaram as tarifas sobre as importações chinesas de 10% para 25% em bens com valor equivalente a 2-3% dos bens comercializados globalmente.

Mais tarde no início de agosto, as tarifas dos EUA de 10% sobre US $ 300 bilhões adicionais foram anunciadas para entrar em vigor em 1º de setembro de 2019.

Até agora, os importadores dos EUA transferiram as importações da China para outros países, como Vietnã, Coréia, Tailândia, Índia e México”, afirmou a Maersk em seu último relatório de resultados do segundo trimestre.

Impacto da guerra comercial

“O impacto da tarifa recentemente imposta deverá ser significativo para o comércio bilateral EUA-China e poderá isoladamente remover até 0,5% da demanda global de containers em 2019 e 2020, e quando as tarifas dos EUA sobre US $ 300 bilhões adicionais forem implementadas mais tarde. No ano, isso pode resultar em uma redução de até 1% em 2020”, informa o mesmo relatório.

O CEO do grupo de transporte marítimo Soren Skou alertou que o cenário de baixo crescimento não deve terminar em breve, e existe a possibilidade de uma recessão, embora seja improvável que isso aconteça nos EUA em 2019 ou 2020.

Para todo o ano de 2019, o comércio global de containers deverá aumentar entre 1 e 3%.

As incertezas relacionadas à força da demanda por containers em 2019 representam um risco para as taxas de frete, em geral, acrescenta o representante da Maersk.

As taxas de afretamento temporário declinaram em 18% com relação ao ano anterior no segundo trimestre, mas se recuperaram em relação ao primeiro trimestre em 7,6%.

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