Container flat rack: solução para a carga projeto

Excesso de pesos e medidas exige um planejamento diferenciado do carregamento

Cargas pesadas, compridas ou de formato irregular, que excedem as dimensões dos containers convencionais exigem um planejamento diferenciado para o seu transporte. Nesta situação, o embarque nos navios será feito em container flat rack, que tem apenas as duas paredes frontais e dessa forma permite o carregamento pelo alto ou pelas laterais.

Só que a simples constatação do excesso de medidas não é o suficiente para se definir o uso do container flat rack. A carga extra dimensionada é também conhecida como carga projeto, conforme explica o especialista em logística e agenciamento de carga da Ethima Logistics, Rafael Schneider.

“Em todos os casos de carga projeto é feito uma análise para verificar a viabilidade da operação, a disponibilidade de espaço no navio e do equipamento no terminal de container vazio do armador na cidade/porto de origem da carga”, afirma.

“Uma vez que a carga é aceita pelo armador e o porto, este tipo de carga tem prioridade no embarque, portanto, uma vez que o booking é disponibilizado, raramente ela não cumpre a programação de embarque”, completa Schneider.

Como a carga extra dimensionada tem um tratamento diferenciado no manuseio para carregamento no navio acaba tendo um custo diferenciado de frete. “A carga projeto, na maioria das vezes ocupa o slot/espaço de dois ou mais containers no navio, fazendo com que o armador tenha que repassar este custo ao cliente”, esclarece Schneider.

Uma das curiosidades sobre a carga projeto em container flat rack é a autonomia do comandante do navio sobre aceitar ou não a carga a bordo. Este tipo de embarque é analisado caso-a-caso e é comum algum armador negar o embarque ou impor algum tipo de restrição, mas no final a decisão é do comandante.

“Se o comandante negar a carga a bordo, normalmente por questões de segurança, ela ficará no porto para fazer os ajustes necessários para embarcar em um próximo navio, porém, terá que passar pelo aval do comandante deste outro navio”, finaliza.

Do Brasil para a Tailândia com o container flat rack

Um dos casos atendidos pela Ethima e que exigiu o uso do container flat rack envolveu um embarque realizado em parceria com o estaleiro Fishing Raptor para atender a Tiger Marine Charter, de Phuket, na Tailândia.

“O cliente tailandês estava negociando a compra do barco com a Fishing em São José (Santa Catarina), porém, para concluir a venda ele nos pediu para estudar a viabilidade deste embarque para Phuket”, relembra.

A embarcação a ser transportada tinha 11,52 metros de comprimento, 3,45 m de largura e 3,65 m de altura, excedendo as medidas de um container fechado.

Durante a análise, Schneider identificou três armadores com possibilidade de realizar o embarque desta carga, porém, o porto mais próximo atendido era Laem Chabang, a 942 quilômetros de distância.

“A remoção de Laem Chabang para Phuket teria que ser realizada por caminhão. Com a definição do armador que nos atenderia, também identificamos o porto de origem aqui no Brasil, que, neste caso foi Itajaí, e que conseguiria recepcionar, armazenar e remover este barco para o costado do navio para posterior embarque”, acrescenta.

O planejamento desta carga projeto teve também a necessidade de contratação de outros serviços no Brasil e na Tailândia:

Serviços no Brasil

Serviços na Tailândia: