Como são feitos os containers?

Equipamento transformou a indústria de transporte marítimo dando mais segurança e capacidade de carga

Foto Divulgação / Vercon

Os containers revolucionaram a maneira como a carga é transportada em navios através dos oceanos. A conteinerização não apenas ajudou a garantir a segurança da carga, mas também melhorou a capacidade geral dos navios. Como resultado, containers de diferentes tipos são produzidos e utilizados para o transporte de uma variedade de cargas em todo o mundo. Mas afinal, como são feitos os containers?

Alguns dos tipos mais usados de containers são os de 20 pés, 40 pés e refrigerados (Reefers). Os containers são feitos de aço e têm tampo fechado com portas com dobradiças. Eles possuem paredes corrugadas nos lados superior e inferior, e são soldados nos trilhos e nos quadros finais. Além do aço também são feitos de alumínio, polímero reforçado com fibra ou uma combinação de todos.

Segundo a Big Steel Box, empresa especializada na área, a produção de um container começa com um grande rolo de aço, que é desenrolado e cortado em várias folhas. Isso é feito em fábricas dedicadas com sistemas de máquinas tecnicamente avançados.

– A preparação da superfície dessas chapas de aço é realizada com jateamento de areia e priming para remover ferrugem, sujeira e contaminantes.

– As folhas são então onduladas (corrugadas) para melhorar a resistência geral.

– Painéis de teto e suspensórios são feitos separadamente e folhas para painéis de parede são soldadas.

– Tubos quadrados são soldados no topo das paredes.

– Feito isso, os painéis de piso são montados para formar uma estrutura de piso.

– A montagem da porta e o poste do canto também são preparados separadamente.

– O conjunto da porta é então instalado na estrutura do piso, seguido pela instalação de painéis de parede.

– Os postes de canto, os painéis de parede e a montagem da porta são soldados.

– O painel do teto é então montado e soldado.

– Uma vez instalados no piso do container, são feitos furos para fixar os painéis do piso.

– O hardware da porta é finalmente instalado juntamente com os vedantes de borracha para portas estanques.

– O fundo do recipiente é então impermeabilizado, seguido de testes.

– Finalmente, a caixa é inspecionada.