Como os feriados chineses afetam as rotinas das exportações

Por Carlos Castro

Temos oito feriados importantes no calendário chinês, dos quais dois desses (Chinese New Year e o National Day ou também conhecido por Golden Week) costumam afetar significativamente a rotina das exportações na China. Por consequência causam muitos transtornos para os importadores desavisados no Brasil, que acabam tendo a produção das suas mercadorias finalizadas pelos fabricantes na China muito próximo ao início dos feriados.

Certamente se terá muita dificuldade de espaço nos navios por conta da alta demanda para carregar as mercadorias antes do feriado. Também haverá indisponibilidade de motoristas para realizar as coletas e custos adicionais na origem cobrados pelos caminhoneiros para reservar as coletas na semana que antecede o feriado.

Normalmente quando fica à cargo do exportador realizar os trâmites locais e isso inclui a coleta, eles geralmente preferem deixar os carregamentos para depois do feriado e assim evitar pagar custos adicionais. Em outros casos tentam negociar a diferença desses custos extras com os importadores para serem absorvidos no destino.

Planejamento e antecedência

Para se evitar surpresas é recomendado que se tenha em mãos o calendário anual dos feriados na China e as programações de embarques sejam combinadas com os exportadores com pelo menos 2-3 semanas antes do início do feriado. Outro detalhe é realizar a contratação do transporte internacional com antecedência para que não fique sem espaço.

Os profissionais da Ethima estarão prontos para auxiliar na organização e contração do transporte internacional. Entre em contato como conosco pelo e-mail comercial@ethima.com.br ou no telefone (47) 3349-6727.

Feriados chineses

Nome do feriado data/2019 período do feriado/2019
New Year´s Day 1º/jan 30 de dezembro de 2018 a 1º de janeiro de 2019
Chinese New Year 5/fev 4 a 10 de fevereiro
Qingming Festival 5/abr 5 a 7 de abril
May Day 1º/mai 1º a 4 de maio
Dragon Boat Festival 7/jun 7 a 9 de junho
Mid-Autumm Day 13/set 13 a 15 de setembro
National Day 1º/out 1º a 7 de outubro

Leia também…