Como é o transporte marítimo de mercadorias congeladas?

Cargas com temperaturas controladas exigem condições e tratamento logístico especial

Foto: Guilherme Pupo/Portonave

O transporte marítimo de mercadorias congeladas está entre as categorias que precisam de um tratamento especial durante todo o processo logístico. Para os exportadores brasileiros este é um tema de grande interesse, pois, o país lidera o mercado mundial de alguns produtos congelados, como carne bovina, carne suína e aves, que juntos movimentaram mais de $ 16 bilhões de dólares em 2017 (segundo dados do The Observatory of Economy Complexity). A logística para este transporte vai desde a utilização de containers adequados até a escolha de um porto que ofereça as condições técnicas ideais para o armazenamento e escoamento da mercadoria.

Modelo de container

Entre os diversos modelos de containers existentes o Reefer é o indicado para o transporte de mercadorias que exigem algum controle de temperatura. São encontrados nos tamanhos de 20 e 40 pés e podem armazenar entre 25.400 kg e 32.500 kg, respectivamente.

Estrutura portuária para o transporte marítimo de mercadorias congeladas

Como entre a chegada ao porto e o embarque no navio haverá um tempo de espera o terminal também precisa oferecer estrutura técnica adequada para o recebimento dos containers Reefers.

As cargas que exigem controle de temperatura, ao entrar no porto, são direcionadas para a área de containers Reefers, onde são plugadas nas tomadas e recebem acompanhamento”, explica a analista de marketing da Portonave, Ellen Garcia.

O terminal localizado em Navegantes, Santa Catarina tem 2.130 tomadas para receber os containers e conta também com uma câmara frigorífica – a Iceport – totalmente automatizada. No Porto de Navegantes, a movimentação mais comum é de frango, carnes e peixes, além de frutas, que devem ter a temperatura controlada.

Tecnologia x custos

Portos, armadores e empresas de logística buscam soluções para otimizar os custos, investindo no desenvolvimento de tecnologias que proporcionem eficiência energética e dessa forma permitam ampliar a oferta para o transporte marítimo de mercadorias congeladas.

Mesmo com todos os avanços, é inevitável que o custo para manter containers Reefers no porto seja mais alto do que uma carga tradicional, já que há despesas adicionais como a energia elétrica e o monitoramento. “As temperaturas são mantidas conforme especificação informada pelo armador, tanto para cargas refrigeradas quanto as congeladas”, menciona Ellen.