China e EUA concordam com novas negociações e animam mercados

Representantes dos dois países agendaram rodada de reuniões para o mês outubro para discutir as divergências comerciais

Novo encontro com representantes dos dois países será realizado para negociações econômicas e comerciais

China e Estados Unidos concordaram em realizar a 13ª rodada de negociações econômicas e comerciais no início de outubro em Washington, anunciou o Ministério do Comércio nesta quinta-feira (5/9).

O vice-primeiro-ministro chinês, Liu Ele, manteve uma conversa por telefone, a convite do lado americano, com o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, informou o ministério em comunicado.

Os dois lados concordaram em tomar medidas concretas para criar condições favoráveis para consultas bilaterais, segundo o comunicado.

Os representantes dos dois países manterão contato próximo e as equipes de trabalho iniciarão negociações a partir de meados de setembro para se preparar para consultas de alto nível em outubro.

Zhong Shan, ministro do Comércio, Yi Gang, governador do Banco Popular da China, e Ning Jizhe, vice-chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, também estiveram presentes na conversa.

Este é o primeiro avanço significativo desde junho, quando Donald Trump e Xi Jinping concordaram, em princípio, em reiniciar as negociações após o colapso das negociações em maio.

As notícias sobre as negociações em outubro impulsionaram a maioria dos mercados acionários asiáticos nesta quinta-feira, aumentando a esperança de que possam diminuir a guerra comercial EUA-China antes que inflija mais danos à economia global.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,0%, enquanto o índice de Xangai teve alta também de 1,0%.

Leia mais…
EUA e China elevam guerra tarifária em US$ 200 bilhões