Carga fracionada: detalhes que devem ser avaliados

Custo de embarque, urgência e fragilidade do mesmo estão entre as particularidades deste transporte

Foto Divulgação / Agillog

Quando uma empresa não tem carga suficiente para encher um caminhão e precisa enviar pequenos volumes para diferentes endereços usa a opção que é conhecida no mercado de transportes como carga fracionada. Neste serviço o veículo é carregado com pequenos volumes de diferentes clientes.

O custo do frete é rateado entre todos que utilizando o espaço no veículo em questão. Cada cliente paga pelo espaço que utiliza dentro dele”, explica o gerente comercial da Agillog Transportes, Leonardo Emílio.

A escolha por esta categoria de transporte tem algumas particularidades que devem ser avaliadas pelos usuários. “Carregamento do material de forma adequada, o prazo de entrega, questão do seguro da mercadoria em caso de avaria ou perda do material e buscar um operador confiável”, são alguns dos detalhes que devem ser avaliados, enumera Emílio.

Ao se compara a carga fracionada com a carga dedicada (um cliente com um único destino) a principal diferença é o tempo de embarque do material e recebimento até o destino. “O tempo que o veículo fracionado vai levar é maior por que terá de fazer várias entregas. No dedicado o veículo é exclusivo do cliente, assim ele parte e vai direto ao destino em menor tempo”, justifica o gerente da Agillog.

Questões como o custo de ambos embarques, a urgência do material e a fragilidade precisam ser levados em consideração. Emílio lembra que “muitas vezes o menor custo não é a melhor opção pelo risco ou tempo que se leva para receber o material, tudo tem que ser avaliado por isso é bom discutir com a transportadora e verificar a melhor opção”.

Apesar de amplo e abrangente, o transporte de carga fracionada também tem algumas limitações. “O que existe é uma restrição de mercadorias que podem ser transportadas juntas. Um exemplo é uma carga destinada para consumo humano que não pode ser embarcada com produtos químicos, para evitar contaminação e perda do material antes da sua utilização”, lembra Emílio. “A escolha de profissionais capacitados será fundamental para que cada situação seja filtrada e avaliada para que não ocorra esse tipo de problema”, conclui.

Leia mais…
Transporte fracionado no modal rodoviário: quando e como usar?
E se a carga não for suficiente para completar o contêiner?