Canton Fair: empresários catarinenses visitarão feira chinesa

Missão empresarial é organizada pela Fiesc e também conta com representantes do Amazonas e Distrito Federal

Divulgação Canton Fair

A primeira fase do maior evento multissetorial da China, a Feira de Canton (Canton Fair) começa nesta terça-feira (15/10) com a expectativa de superar os números das edições anteriores. Na última edição do evento, realizada em abril, foram quase 25 mil expositores, 196,5 mil participantes de 200 países e estimativa de US$ 30 bilhões em negócios.

A Canton Fair é realizada de 1957, em duas edições anuais (primavera e outono) e com o crescimento que teve, passou a ser organizada em diferentes fases. A primeira é dedicada aos produtos eletrônicos e eletrodomésticos e vai até o dia 19/10. Reabre no dia 23/10 com expositores do setor de bens de consumo, presentes e decorações de casa. A segunda fase se encerra no dia 27/10. A terceira e última fase tem início no dia 31/10 e segue até 4/11, dedicada aos setores de material de escritório, estojos e bolsas e produtos de recreação, dispositivos médicos e produtos de saúde, comida, sapatos e têxteis e vestuário.

Participação de Santa Catarina na Canton Fair

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) realiza uma missão empresarial à China e à Feira de Cantão, de 12 a 21 de outubro, com a participação de 40 industriais de Santa Catarina, e de outros estados como Amazonas e Distrito Federal. No grupo estão 21 empresários da região da Amurel, Sul de Santa Catarina.

A missão tem o objetivo de prospectar oportunidades de negócios no mercado chinês, identificar e concretizar parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras, incrementar as transações comerciais, desenvolver estratégias para utilização da Ásia como plataforma de negócios de empresas brasileiras, fortalecer a rede de relacionamento na China e identificar novos nichos de negócios. Também estão programadas visitas técnicas a indústrias dos setores madeireiro e moveleiro em Guangzhou e Shanghai.

A corrente de comércio entre Santa Catarina e a China foi de US$ 6,2 bilhões em 2018. Os principais produtos exportados para o país asiático foram soja, carne suína, carne de aves, madeira e couro. Os principais produtos importados no período foram laminados de ferro e aço, fios texturizados, células solares e lâmpadas.

Indústria da Madeira e do Mobiliário

O grupo de empresários do Sul Catarinense faz parte do Sindicato da Indústria da Madeira e do Mobiliário da Região da Amurel (Sindimad). Durante os dez dias de itinerário, além da Canton Fair, o grupo participará fará visitas técnicas em cinco empresas distribuídas em Cantão, Xangai e também viajará para Dubai.

Nosso objetivo é trazer tecnologia e conhecimento para fomentar o crescimento do setor em nossa região”, finaliza o presidente do Sindimad e também vice-presidente da Regional Litoral Sul da Fiesc, Alexsandro da Cruz Barbosa.

Leia também…
Canton Fair: como planejar a visita na maior feira da China
+ Feiras