Calçadistas buscam garantir clientes nos Estados Unidos

Cerca de 30 marcas participarão de circuito de feiras em Fevereiro

De olho no maior mercado para calçados do mundo, cerca de 30 marcas brasileiras participam em fevereiro das feiras FN Platform (Las Vegas), Playtime (Nova Iorque), Sole Commerce (Nova Iorque) e Atlanta Shoe Market (Atlanta). O roteiro dos calçadistas faz parte do programa Brazilian Footwear, mantido em parceria da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Considerado o principal consumidor de calçados do mundo, com consumo per capita de mais de 7 pares por ano, os Estados Unidos são o principal destino do calçado brasileiro no exterior. No ano passado, os norte-americanos importaram 12 milhões de pares verde-amarelos, que geraram US$ 197,5 milhões, altas de 10,5% em volume e de 18,4% em receita no comparativo com 2018.

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruisa Scheffel, avalia que existe um otimismo dos calçadistas com a participação, mesmo com o arrefecimento da guerra comercial instalada entre Estados Unidos e China, que favoreceu o calçado brasileiro ao longo de 2019. “Os Estados Unidos representam um mercado bastante complexo para o calçado, que deve ser trabalhado de forma customizada, de acordo com a estratégia e maturidade de cada marca. A ideia de fazer o circuito de feiras, pela primeira vez, é justamente trabalhar as marcas de acordo com cada necessidade, pois são mostras que atendem regiões e nichos diferentes”, explica Ruisa, ressaltando que o Brasil “voltou ao radar das grandes marcas norte-americanas”.

O circuito dos calçadistas e suas marcas se inicia em 5 de fevereiro com a participação de 23 marcas na FN Platform, em Las Vegas, que no ano passado gerou US$ 3,7 milhões em negócios. A segunda parada é na Playtime, em Nova Iorque, feira focada no mercado infantil, não somente no segmento calçadista. Também na metrópole norte-americana, ocorrerá a participação na Sole Commerce, entre os dias 11 e 13 de fevereiro. A mostra tem foco no segmento de calçados femininos de maior valor agregado e acontece simultaneamente à Coterie (vestuário) e à Children’s Club (infantil), a última com participação da Klin.

Encerrando o circuito de feiras nos Estados Unidos, 15 marcas participam na Atlanta Shoe Market, de 15 a 17 de fevereiro, em Atlanta, uma mostra regional em franco crescimento e exclusiva de distribuidores.