Armazém logístico: suporte importante nos períodos de crise

Serviço ajuda a minimizar custos em época de alterações nas rotinas comerciais

Crédito da imagem: Arquivo/Agillog

Locais preparados para recebimento, conferência, armazenagem, gestão e distribuição de mercadorias, os armazéns logísticos são aliados no comércio internacional. Em períodos de crise, como o provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o papel desempenhado por essas estruturas ganha destaque. Contar com um local como esse pode ser uma estratégia para importadores e exportadores reduzirem custos e viabilizarem os negócios.

No Brasil, setores econômicos têm enfrentado problemas logísticos graves. Com a adoção de lockdown ou restrições de atividades, muitas indústrias foram obrigadas a fechar as portas. Pesquisas da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) apontaram, nas primeiras semanas de maio, retração de aproximadamente 40% no transporte de cargas, ilustrando a queda da produção nacional. Com isso, diferentes tipos de produtos chegam aos portos e aeroportos e não podem ser encaminhados ao destino final. É nesse ponto que a atuação dos armazéns se torna essencial para a continuidade dos processos.

Conforme o diretor da Agillog Transportes, Ricardo Ramos, transportadoras que contam com serviço de armazenagem proporcionam aos clientes soluções de baixo custo, em comparação ao armazenamento em outros recintos. “A Agillog, por exemplo, no período de isolamento, onde as empresas precisaram ficar com portas fechadas, realizou coleta dos contêineres, desovas dos mesmos em seu armazém, evitando, assim, cobranças extras de locação do contêiner e estadias no porto, que têm um custo muito elevado”, expõe o diretor.

Aliados dos negócios

Na avaliação de Ramos, contar com um operador que trabalhe com uma gama ampla de opções – atendendo desde o transporte até o cross-docking e armazenagem – se torna um aliado durante a crise. “Porque se tem como fornecer alternativas com custos muito mais atrativos. Então, nesse momento, ter parceiros com amplo leque de serviços proporciona economia financeira realmente necessária para ajudar os clientes a passar por esse momento difícil”, complementa o diretor da Agillog.

 

Você já leu a 17ª edição da Revista O Mundo dos Negócios? Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.