Anvisa descarta coronavírus e libera navio chinês para operar em Santos

Embarcação foi vistoriada e receberá Certificado de Livre Prática

Foto Divulgação / Porto de Santos

A inspeção realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no navio Kota Pemimpin, no Porto de Santos, não detectou problemas de saúde relacionados ao coronavírus. A ação foi feita em conjunto com a Vigilância Epidemiológica do município de Santos e do estado de São Paulo. Após a fiscalização da Anvisa, o navio está apto a operar no Porto de Santos e receberá o Certificado de Livre Prática (CLP).

Dos 25 tripulantes do navio, dois estiveram adoentados durante o trânsito da embarcação da China ao Brasil. Um deles apresentou febre inespecífica e o outro um quadro de amidalite. Foi descartada qualquer ligação com a doença Covid-19. Neste momento, não há nenhum tripulante doente a bordo, estando todos os passageiros sem sintomas de doenças.

Os demais 23 tripulantes estão em perfeito estado de saúde. O relatório da Anvisa é preliminar. As demais condições sanitárias do navio permanecem sendo vistoriadas pelos fiscais da Agência. Mais informações serão fornecidas nesta quinta-feira (20/2).