Agentes de cargas e (o seu) sistema nervoso

Profissionais são essenciais no processo logístico de cargas internacionais

O agente de cargas está para o comércio internacional assim como o SNP (Sistema Nervoso Periférico) está para o corpo humano. Explicamos: neste conjunto de sistemas que funcionam concomitantemente, cabe a essa magnífica estrutura levar informações aos nervos e gânglios, garantindo que todos os membros e plexos vitais se comuniquem de forma harmônica.

Ao realizar qualquer tarefa, o cérebro dispara comandos e ativa neurotransmissores. Para que possamos realizar uma ação, como controlar os batimentos cardíacos ou dilatar as pupilas, o sistema nervoso precisa enviar e receber informações a fim de que o conjunto funcione adequadamente.

Ora, do mesmo modo, o agente de cargas internacional tem como principal responsabilidade levar uma carga de um ponto A para um ponto B, ou seja, movê-la da origem para o destino escolhido.

Nesta série operacional, ele é responsável por estabelecer a comunicação com os outros participantes do processo logístico internacional. É conhecido como o “arquiteto do transporte” e dá forma e ritmo necessários para que a mercadoria chegue ao ponto final da melhor maneira possível.

Funções vitais do agente de cargas internacional

Segundo Rafael Schneider, Diretor da Ethima Logistics, “o agente de cargas internacional possui uma rede de profissionais espalhada por todo o mundo. Isso possibilita a coleta de qualquer mercadoria em qualquer lugar do globo. Além da coleta de mercadoria, essa expertise possibilita negociações diferenciadas com armadores e companhias aéreas no valor do frete, consolidação de cargas, free time de demurrage e detention ”.

Neste momento, seus nervos oculares se movimentam ao ler esta matéria. Suas pupilas de contraem e dilatam conforme a necessidade de mais ou menos claridade. Totalmente regidas pelo sistema nervoso e se utilizando de forma inteligente da sua energia vital.

Assim, também caberá ao agente de cargas organizar e viabilizar a logística internacional, obtendo o melhor custo benefício para o transporte da carga até o destino.

Este profissional deve ser considerado como uma extensão da empresa. Ele é o responsável pelas negociações e operacionalização da logística. “Clientes que ainda não mudaram seu conceito e que não entenderam que o segredo do agenciamento não está apenas no preço e sim em garantir a melhor escolha de armador (ou companhia aérea) e serviço, sofrem muito com a falta de espaço, revisão na tarifa após o fechamento do embarque, rolagem de carga e morosidade no contato entre o exportador e agente no país de origem” – salienta Schneider.

Economia de energia vital x agente de cargas internacional

O processo de importação e exportação internacional é repleto de burocracias e regulamentos. Muitas empresas que têm esse processo como uma peça-chave no seu funcionamento, optam por fazer parceria com um agente de carga, pois este profissional deve preparar e cuidar de todos os documentos necessários para o envio internacional, avaliando os documentos prontos – incluindo Invoice e o Bill of landing.

Vantagens garantidas pelos agentes de cargas:

Responsabilidades dos agentes em entregas internacionais por terra:

Responsabilidades dos agentes ao carregar e descarregar cargas:

Responsabilidades e obrigações dos agentes por danos no processo

Quando surgem situações em que reivindicações por danos são feitas, as obrigações do agente incluem:

Com todas as vantagens de um serviço de ponta-a-ponta, ter um bom agente de cargas certamente vai economizar seu tempo e livrar você de muitas dores de cabeça. Paralelamente, trará economia de energia vital e qualidade na cadeia de transporte .

O especialista Rafael Schneider complementa: “O Regulamento Aduaneiro facilita muito esse entendimento do que é a responsabilidade do agente de carga através do Parágrafo 1º do artigo 37 do Decreto 37/66 que diz:

“O agente de carga, assim considerada qualquer pessoa que, em nome do importador ou do exportador contrate o transporte de mercadoria, consolide ou desconsolide cargas e preste serviços conexos, e o operador portuário, também devem prestar as informações sobre as operações que executem e respectivas cargas.”

Certamente, assim como toda a comunicação do sistema nervoso com seus nervos e gânglios dependem de uma regência atenta, cabe ao agente de cargas reger esta complexa cadeia de transporte. Com know-how no seu segmento e possuindo uma rede sólida no país de origem, obterá diversos benefícios como: a eficiência na operação, velocidade de informação e facilidade na resolução de possíveis travas.

Afinal, se você precisar entrar em um campo desconhecido, será interessante que o seu sistema nervoso saiba o momento ideal para contrair ou relaxar suas pupilas e não lhe deixe perdido, sem bússola, no meio da escuridão.

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