Aeroportos brasileiros iniciam 2020 com avaliação positiva

Melhores notas foram para os aeroportos de Florianópolis, Curitiba e Confins

Foto: Ricardo Botelho/MInfra

O ano iniciou com avaliação positiva dos aeroportos brasileiros, em relação à performance dessas estruturas. A “Pesquisa de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário” do primeiro trimestre de 2020 alcançou 4,4 na satisfação média geral. O índice é avaliado de 1 (“muito ruim”) a 5 (“muito bom”). O resultado é praticamente igual ao do mesmo período de 2019, quando o levantamento fechou com indicador de 4,39.

A pesquisa foi realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (MInfra). A avaliação envolveu 20 aeroportos brasileiros e 23.828 entrevistas, que corresponderam a 87% do fluxo de passageiros no trimestre. Como a análise englobou de janeiro a março, já eram sentidos os primeiros efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na movimentação nesses aeroportos.

Resultados individuais

O levantamento apontou que as melhores notas foram para os aeroportos de Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Confins (MG). O indicador geral da estrutura catarinense foi de 4,72, enquanto a paranaense teve 4,68 e a mineira 4,45. As categorias são até 5 milhões de passageiros/ano, de 5 a 10 milhões e acima de 10 milhões, respectivamente.

Segundo o MInfra, o total de avaliações positivas referentes ao conjunto dos 20 aeroportos pesquisados atingiu 92% de “bom” e “muito bom”. No mesmo período do ano passado, o percentual ficou em 90%.

Controle aduaneiro nos aeroportos

Entre os tópicos observados na pesquisa esteve o controle aduaneiro nos aeroportos, com média geral de 4,62. No trimestre, foram 1.256 avaliações sobre o item, com 87,9% de notas positivas. O melhor resultado foi o do aeroporto de Curitiba (5), enquanto os mais baixos foram os de Manaus (AM – 4,2) e Natal (RN – 4,26).

Sobre a pesquisa de satisfação

A pesquisa é realizada desde 2013 para avaliar a experiência dos passageiros em diversos itens. O levantamento leva em consideração questões de infraestrutura, atendimento e serviços. Além disso, também monitora o desempenho de diferentes processos aeroportuários, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.

No entanto, pela primeira vez na série histórica, a pesquisa sofrerá descontinuidade em 2020. Por conta da crise provocada pela Covid-19, o MInfra informou que não haverá coleta de dados para o segundo trimestre.

Resultados gerais – satisfação do passageiro

Aeroportos acima de 10 milhões de passageiros/ano:

Aeroportos entre 5 e 10 milhões de passageiros/ano:

Aeroportos com até 5 milhões de passageiros/ano:

 

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