Aeroporto de Florianópolis recebe avião cargueiro de quase 400 toneladas

Operação inédita envolve o transporte de EPIs importados da China

Crédito da imagem: Divulgação/Floripa Airport

O Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz recebeu na tarde dessa quinta-feira (11) uma operação inédita: o Boeing 474-400F, que pesa quase 400 toneladas. O avião cargueiro pousou após uma viagem intercontinental entre a China e a capital catarinense, segundo a Floripa Airport. A aeronave transportou 700 metros cúbicos de mercadorias hospitalares – Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – de um importador privado.

O jumbo pousou às 15h02min dessa quinta-feira, conforme a concessionária. Já a previsão para o 747/400F decolar de Florianópolis é para esta sexta-feira (12). A operação é da companhia aérea Terra Avia, da República da Moldávia. “Este voo é a materialização de um aspecto do Aeroporto Internacional de Florianópolis, que a Floripa Airport sempre acreditou e trabalhou arduamente para demonstrar: somos um aeroporto com condições excepcionais para a movimentação de cargas, com infraestrutura no mesmo nível dos cinco principais aeroportos do país para o setor”, analisa o diretor geral da Floripa Airport, Ricardo Gesse.

Segundo a concessionária, essa foi a primeira vez que o aeroporto recebeu esse tipo de aeronave. O último registro de avião semelhante em Florianópolis ocorreu há 25 anos, envolvendo um Boeing mais leve: o 747-200.

Polo logístico para o Sul

Conforme Gesse, a operação inédita mostra o potencial de Santa Catarina para se tornar polo logístico no Sul do Brasil. “Somos um estado com condições ímpares para o transporte aéreo internacional de mercadorias, com um dos programas de incentivo fiscal mais atrativos do Brasil para o segmento”, avalia o diretor.

Segundo a Floripa Airport, obras de pátio e pista estão entre as melhorias que credenciaram o aeroporto de Florianópolis para operações deste porte. Os investimentos possibilitaram receber aeronaves wide body ou código “E”, como o jumbo. A homologação, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ocorreu em outubro de 2019.

Além disso, outras condicionantes foram favoráveis, como resistência do pavimento da pista e baixo índice de fechamento do aeroporto por questões meteorológicas.

Parceria para a operação em Florianópolis

Outra iniciativa da concessionária para garantir a operação do jumbo em Florianópolis foi a parceria com a Dnata. A empresa de atividade de rampa (ground handling) é especializada em aviões de categoria E, um serviço inédito no aeroporto. “O Floripa Airport Cargo é um novo player no cenário de logística aérea internacional, o que, do ponto de vista nacional, diversifica as opções do mercado e, ao olhar o universo local, traz muitos frutos ao estado catarinense. Até agora, o que acontecia é que o importador internacional trazia a carga aérea por São Paulo e depois dependia do transporte rodoviário para chegar a Santa Catarina. Agora, saímos desta dependência total de São Paulo, reduzindo custo e tempo de importação. É um novo cenário que gera emprego na região e movimenta nossa economia”, observa Gesse.

Informações da Assessoria de Imprensa da Floripa Airport. 

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