Aberto credenciamento para agências receberem turistas chineses

Ministério do Turismo abriu inscrições para atender exigência do governo asiático

Turistas chineses em visita a Amazônia. Foto: Embratur

O Ministério do Turismo (Mtur) está informando que as inscrições para agências de viagens brasileiras receberem turistas chineses terão início nesta terça-feira (5/11). A seleção, que vai até o dia 13 de dezembro, é uma exigência do governo do país asiático e pode ser feita no site do ministério.

Para concorrer, as agências deverão estar regularizadas no Cadastro Nacional do Ministério do Turismo, o CadasTur, declarar ter conhecimento dos termos do acordo assinado entre as duas nações e aceitar o Termo de Responsabilidade contido no edital. O Ministério do Turismo é o único órgão responsável pela seleção. Em 2018, 59 agências de turismo e receptivos foram habilitadas para atender a turistas chineses.

Segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os turistas chineses são os que mais viajam pelo mundo, e o Brasil precisa receber mais visitantes do país.

Precisamos aprimorar os nossos serviços para despertar cada vez mais o interesse deles pelo destino Brasil. Essa chamada pública vem para isso, para tornar a experiência desses visitantes inesquecível”, afirmou.

O resultado será publicado no dia 20 de dezembro, no Diário Oficial da União (DOU) e no site do ministério.

Cooperação para receber turistas chineses

Em setembro de 2017, a China firmou um acordo para a facilitação de vistos com o Brasil. O acerto definiu um prazo de validade de cinco anos às autorizações de turismo, permitindo múltiplas entradas e um período de estada de 90 dias, renováveis por até outros 90, a cada 12 meses. Antes do acordo, cujas regras começaram a valer no dia 1º de outubro do ano passado, o visto geralmente era aceito por três meses.

Já em maio de 2018, o governo brasileiro e a China Travel Service, maior operadora de turismo daquele país, acertaram uma parceria inédita para a estruturação de roteiros customizados, que ampliem a presença dos asiáticos no Brasil. O MTur atua junto a outros países da América Latina para aprimorar a experiência de chineses na região, a exemplo do trabalho conjunto com a Argentina pela promoção das Cataratas do Iguaçu.

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