A Responsabilidade do Comércio Exterior

Colunista aborda a importância cada vez maior da internacionalização

É natural olharmos em volta e verificarmos a procedência de um produto que compramos. Queremos saber se é “made in” ou “hecho en” e, às vezes, até criamos situações imaginárias sobre como foi feito. É instintivo. Curioso! Isso nos norteia um pouco da influência que o comércio exterior tem nas nossas vidas.

Agora, já tentou aprofundar essa experiência entendendo a importância dele no cenário econômico atual?

Por um lado, a exportação supre uma carência de demanda local, capacita para atendimento a mercados mais exigentes e possibilita uma diversificação na carteira de clientes. No outro, a importação disponibiliza maior competitividade em melhores condições comerciais, apresenta tecnologias não disponíveis no país e regula preços praticados no mercado local, não permitindo o aumento indiscriminado.

Claro que, além disso, o comércio exterior permite uma formação de pessoas mais atentas às nuances do mundo e profissionais mais preparados para as interveniências globais. Ou seja, desenvolve cidadãos melhores para as exigências do mercado contemporâneo e permite que passem do automático para cabeças-pensantes. Do simples operacional para gestão de situações.

Enfim, o comércio exterior vive a sua máxima de responsabilidade. Alguns ainda não veem. Outros já estão na frente. Aqui, na edição 21 da Revista OMDN, estamos disponibilizando mais uma oportunidade para o processo de formação de conhecimento. Fique à vontade para explorá-la nas próximas páginas. We hope you enjoy it!

Se precisar de uma assessoria completa em importação e exportação, desde a cultura internacional, o transporte até o despacho aduaneiro, entre em contato com a UNQ Import & Export por email ou whatsapp (48 3444-0096).